O Feedback de Professores de Matemática do Ensino Médio em Aulas Remotas e Suas Relações Com o Pensamento Crítico e Criativo
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p264-286.id1476Mots-clés :
ensino remoto, aulas de matemática, feedback, pensamento crítico e criativo em matemáticaRésumé
O presente estudo teve por objetivo analisar e identificar potenciais elementos nos feedbacks das avaliações em matemática, promovidos por um grupo de professores do ensino médio da rede pública de ensino de Brasília-DF, que possam contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática dos estudantes desta etapa de escolarização, no contexto do ensino remoto, em 2020. Tratou-se de um estudo de caso, no qual utilizamos um questionário com dados iniciais e outro com dados finais, bem como a estratégia de Grupo Focal, adaptada para a interação em ambiente on-line, por meio de videoconferência, para a coleta de dados, analisados por meio da Análise de Conteúdo. Com o estudo, foi possível perceber a necessidade de compreender os processos de aprendizagem individuais dos estudantes, de forma que eles pudessem dialogar com os professores sobre o trabalho que realizavam, o que é essencial para as ações de feedback, bem como perceber que as estratégias adotadas pelos docentes para auxiliar no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico em matemática como meio de solucionar problemas matemáticos da vida cotidiana e garantir as aprendizagens.Téléchargements
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2023-08-31
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Costa, I. L. ., & Silva, A. L. da . . (2023). O Feedback de Professores de Matemática do Ensino Médio em Aulas Remotas e Suas Relações Com o Pensamento Crítico e Criativo. PARADIGMA, 44(5), 264–286. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p264-286.id1476
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Artículos