O Programa Residência Pedagógica e a mobilização do conhecimento metadidático: uma análise focalizando a adequação de meios

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p390-408.id1390

Palavras-chave:

CDM, Idoneidad Didáctica, Idoneidad mediacional, Programa de Residencia Pedagógica

Resumo

Este artículo tiene como objetivo analizar los criterios de idoneidad mediacional movilizados por los residentes de Matemáticas en la elaboración de un plan de clase que involucre el trabajo en grupo. Para lograr el objetivo propuesto, se llevó a cabo un curso breve sobre metodologías activas, con enfoque en la perspectiva del trabajo en grupo, en el que participaron estudiantes de Licenciatura en Matemáticas que se desempeñaban como residentes en el Programa de Residencia Pedagógica. El curso se impartió en tres encuentros, cada uno grabado con la herramienta Google Meet. A lo largo de las reuniones, se invitó a los residentes a desarrollar y compartir un plan de clase. De esta forma, se tomarán como fuentes de datos las grabaciones, los cuestionarios y el grupo de discusión. Después de la transcripción, los datos fueron analizados a la luz de los componentes e indicadores del criterio de idoneidad mediacional, asumidos como subcategorías analíticas, a saber: materiales, número de clases, horario, condiciones de clase y tiempo. El análisis reveló que se contemplaba el nivel alto para dos de los componentes de idoneidad mediacional (recursos materiales y tiempo) y el nivel medio para el componente número de alumnos horario y condiciones de clase. Este escenario permitió inferir que la idoneidad mediacional presente en el plan de clase elaborado por los residentes se acercaba al nivel alto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Maria Soares de Assis Frade, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam matemática (NEPEFEM).

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Estágio de Pós-doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou como Diretor Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SP) no triênio 2014-2017. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da UFOP, onde atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT), e como Editor Chefe da REVEMOP (eISSN: 2596-0245). Lidera o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam Matemática (NEPEFEM). Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática.

Referências

ANDRADE, L. S. Currículos de Matemática no Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. 2014. 257 f. Tese. (Doutorado). Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, 2014. Disponível em: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/documentos/Tesis_Andrade.pdf. Acesso em 10 abr. 2023.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. A. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.

BREDA, A.; FONT, V.; LIMA, V. M. R. A noção de idoneidade didática e seu uso na formação de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 8. n. 2, p. 1-41, 2015. https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/2364

BREDA, A.; FONT, V.; PINO-FAN, L. R. Criterios valorativos y normativos em la didáctica de las matemáticas: el caso del constructo idoneidad didáctica. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 60, p. 255-278, 2018. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a13

COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo. 3. ed. São Paulo: Penso, 2017.

DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S; MARTINS, S.N. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: uma abordagem teórica. THEMA, Lajeado, v. 14, n. 1, p. 268-288, fevereiro, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

FRADE, I. M. S. A. Critérios de Idoneidade Didática mobilizados por futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula na perspetiva do Trabalho em Grupo. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Minas Gerais, 2022. Disponível em http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16210. Acesso em 10 abr. 2023.

GODINO, J. D. Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. UNIÓN, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, [s.l], v. 20, p. 13 – 31, 2009. Disponível em: https://www.ugr.es/~jgodino/eos/JDGodino%20Union_020%202009.pdf

GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidade didáctica de processos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. In: XIII CIAEM – IACME. Anais. Recife, 2011. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/jdgodino_indicadores_idoneidad.pdf. Acesso em 10 abr. 2023.

GODINO, J. D. Construindo um sistema modular e inclusivo das ferramentas teóricas da Educação Matemática. In: Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos Anais. do II CIVEOS, Granada, 2017.

GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM–The International Journal on Mathematics Education, Hamburg, v. 39, n. 1–2, p. 127–135, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-006-0004-1

GODINO, J. D.; BENCOMO, D.; FONT, V.; WILHELMI, M. R. Análisis y valoración de la idoneidade didáctica de procesos de estudio de las matemáticas. Paradigma, Maracay, XXVII, n. 2, p. 221-252, 2006. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/369/367

GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. Um enfoque ontosemiótico do conhecimento e a instrução matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n.2, jul./dez., 2008. p. 07-37. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/62.

GODINO, J.; BATANERO, C. Formación de profesores de matemáticas basada en la reflexión guiada sobre la práctica. In: VI Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Anais do VI CIBEM, Puerto Montt, 2009.

KALLEDER, H. A importância do trabalho em equipe no ambiente cooperativo. Fabe em Revista, Bertioga, v. 3, n. 3, ago./ out., 2012. http://www.fabeemrevista.com.br/3/02.pdf

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

SILVA, J. F.; TINTI, D. S. Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, Ouro Preto, v. 3, e202136, 2021. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202136

TINTI, D. S.; SILVA, J. F. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente – Revista Brasileira De Pesquisa sobre Formação de Professores, [s.l], v. 12, n. 25, p. 151-172, 2020. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404

Publicado

2023-05-31

Métricas


Visualizações do artigo: 104     PDF (Español (España)) downloads: 68

Como Citar

Frade, I. M. S. de A. ., & Tinti, D. da S. (2023). O Programa Residência Pedagógica e a mobilização do conhecimento metadidático: uma análise focalizando a adequação de meios. PARADIGMA, 44(4), 390–408. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p390-408.id1390