Análise dos Conhecimentos Mediacionais oportunizados por um formador durante a condução de uma disciplina de Estágio Supervisionado de Matemática

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025019.id1609

Palabras clave:

Conhecimento Didático-Matemático, Professor Formador, Estágio Curricular Supervisionado, Formação de Professores

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar os conhecimentos mediacionais que foram oportunizados por um formador ao lecionar uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A investigação, de abordagem qualitativa, se concentrou na observação da prática de um formador durante uma disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade federal mineira. Essa observação foi registrada no diário de campo da pesquisadora e subsidiada por gravações em áudio das aulas. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com o formador, com o intuito de promover uma reflexão sobre as suas ações durante a disciplina. O alicerce teórico se baseou em uma adaptação do Conhecimento Didático-Matemático proposto por Juan Godino e colaboradores. Durante a disciplina, o formador promoveu diversas ações, dentre essas, a proposição de Oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica. Como resultados, observamos que esse conjunto de oficinas oportunizaram aos futuros professores conhecimentos mediacionais necessários para a docência como: a utilização e exploração de recursos (software GeoGebra, materiais manipuláveis, jogos); a reflexão sobre formas de organização dos alunos (individual, dupla, trio, grupo); a gestão do tempo e o planejamento.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Morito Neves, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação Matemática, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35400-000.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP.  Docente na Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação Matemática, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35400-000.

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Publicado

20-01-2025

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Cómo citar

Neves, A. P. M., & Tinti, D. da S. (2025). Análise dos Conhecimentos Mediacionais oportunizados por um formador durante a condução de uma disciplina de Estágio Supervisionado de Matemática. PARADIGMA, 46(1), e2025019. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025019.id1609

Número

Sección

Artículos