REVELAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DA GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL (2001-2019)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p117-137.id1163Palabras clave:
Geometria, Formação de professores, Educação MatemáticaResumen
Neste trabalho apresentamos os resultados de duas categorias do eixo temático: a Geometria na formação do professor de Matemática, que compõem a análise de dados de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, de natureza bibliográfica do tipo estado do conhecimento. A pesquisa foi orientada pela questão: quais são as contribuições das disciplinas específicas do ramo de Geometria, dos cursos de licenciatura em Matemática, na formação do futuro professor na abordagem dos conteúdos matemáticos a serem ensinados na educação básica? A pesquisa contou com duas fontes para a coleta de dados, o recorte temporal de 2001 a 2019, subdividido em outros dois, 2001 – 2012, que teve como fonte dissertações e teses que abordam a formação inicial de professores de Matemática. O outro recorte de 2013 a 2019 contou como fonte de dados, revistas científicas brasileiras. Foram identificadas algumas fragilidades relacionadas ao domínio de conteúdos por parte de licenciados e licenciandos que haviam cursados as disciplinas de Geometria, como por exemplo: o equívoco de generalizar que todo retângulo é quadrado. Questionamentos em relação a carga horária destinada às disciplinas de Geometrias, ausência de Geometrias não Euclidianas. Tratamento dos conteúdos da educação básica, com ênfase em uma abordagem axiomática e avançada.Descargas
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Citas
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16-01-2022
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Lopes , L. dos R. P. ., Manrique, A. L. ., & Macêdo, J. A. de . (2022). REVELAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DA GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL (2001-2019). PARADIGMA, 43(1), 117–137. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p117-137.id1163
Número
Sección
Artículos