Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da Gamifcação: um estudo com futuros professores de Matemática
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1542Palabras clave:
Critérios de Adequação Interacional, Metodologia Ativa, Gamificação, Formação Inicial de professores de MatemáticaResumen
O presente estudo tem por objetivo analisar o Critério de Adequação Didática Interacional revelado por dois futuros professores de Matemática no processo de elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva da Gamificação. A partir de três encontros formativos realizados por meio da plataforma Google Meet, analisou-se qualitativamente, a partir componentes e indicadores de Adequação Interacional propostos pela Abordagem Ontossemiotica, o plano de aula realizado pelos participantes na perspectiva gamificada. Desse modo, considerou-se como córpus de dados as gravações dos encontros bem como os materiais produzidos pelos participantes. A partir da análise, os dados evidenciaram que a utilização da Metodologia Gamificação fez com que o critério de Adequação Interacional se mostrassem mais evidente, visto que essa metodologia tem como fundamento a interação e inclusão dos alunos.Descargas
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