Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da Gamifcação: um estudo com futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1542

Palavras-chave:

Critérios de Adequação Interacional, Metodologia Ativa, Gamificação, Formação Inicial de professores de Matemática

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o Critério de Adequação Didática Interacional revelado por dois futuros professores de Matemática no processo de elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva da Gamificação. A partir de três encontros formativos realizados por meio da plataforma Google Meet, analisou-se qualitativamente, a partir componentes e indicadores de Adequação Interacional propostos pela Abordagem Ontossemiotica, o plano de aula realizado pelos participantes na perspectiva gamificada. Desse modo, considerou-se como córpus de dados as gravações dos encontros bem como os materiais produzidos pelos participantes. A partir da análise, os dados evidenciaram que a utilização da Metodologia Gamificação fez com que o critério de Adequação Interacional se mostrassem mais evidente, visto que essa metodologia tem como fundamento a interação e inclusão dos alunos.

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Biografia do Autor

Amanda Cristina Martins, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Educação Matemática – UFOP. Docente Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – SEEMG, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Momosa Pinto, 414, Sion, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil, CEP: 36404-308.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Docente na Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação Matemática, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35400-000.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática. Docente Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade de Ouro Preto. Endereço para correspondência: Instituto Federal de Minas Gerais, Avenida Primeiro de Junho, 1043, Centro, São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil, 39705-000.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Docente na Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha.  Endereço para correspondência: Universitat de Barcelona, Faculdade de Educação, Pg. de la Vall d'Hebron, 171, Mundet, Barcelona, Espanha.

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Publicado

2024-07-01

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Como Citar

Martins, A. C., Tinti, D. da S., Silva, J. F. da, & Breda, A. (2024). Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da Gamifcação: um estudo com futuros professores de Matemática. PARADIGMA, 45(2), e2024005. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1542

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