Circulação de ideias matemáticas no arquivo da Escola Normal de Belém entre 1880 e 1910

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p550-575.id1461

Palavras-chave:

Circulação de ideias, Manuais escolares, Escola Normal, Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos uma catalogação e caracterização dos manuais escolares constantes no arquivo da Escola Normal do Pará que circularam no período de 1880 a 1910, intencionando indicar as ideias matemáticas que circularam nas atividades formativas de professores normalistas na referida escola, no período supracitado. Reconhecemos desde a sua fundação em 1871, que a Escola Normal passou por diversas paralisações e retomadas de suas atividades formativas, alcançando gradativamente uma importância e reconhecimento na sociedade paraense, principalmente durante a primeira república. Além dos manuais citados nos programas de ensino de matemática e desenho da instituição, foram encontradas outras publicações de circulação nacional e internacional a exemplo dos tratados de José Adelino Serrasqueiro e publicações francesas, com destaque aos cursos de autoria de Charles de Comberousse

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Marcos Fabrício Ferreira Pereira, Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA)

Possui graduação em Matemática pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), Especialização em Educação Tecnológica pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB), Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM). Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias para o Ensino de Matemática e História da Matemática.

Referências

ALMANACH MERCANTIL INDUSTRIAL DO PARÁ. Collegio dos Santos Innocentes. Belém, 1901

REVISTA ESCOLA. Revista oficial de ensino. Nº 36 – Belém, 1903

BURKE, Peter. O que é História do Conhecimento. Tradução Cláudia Freire. São Paulo: editora Unesp, 2016

BLAKE, Sacramento. Diccionario Bibliogràfico Brazileiro – Vol. 4. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1970

BRAZILICUS. Guia Pedagógica de Cálculo Mental, Edição: 7ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Classica de Alves & Cia, 1887

CASTRO, Eduardo de Sá Pereira de. Explicador de Arthmetica. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Nicolau Alves, 1885

COMBEROUSSE, Charles de. Cours de Mathematiquês Vol 1. Edição: 10ª Ed. Paris, Editora: Gauthier-Villars: 1882

COMBEROUSSE, Charles de. Cours de Mathematiquês Vol 2. Edição: 10ª Ed. Paris, Editora: Gauthier-Villars: 1885

CUNHA, Augusto José da. Elementos de Arithmetica. 7ª Ed. Lisboa. Editora Parceria Antonio Maria Pereira: 1899

DIAS, Antonio da Silva. Elementos de Desenho Linear Geométrico. 3ª Ed. Porto e Braga: Ernesto Chardron 1880

DIÁRIO DE BELÉM. Arithmética. Anno XIX, Nº 12, 16 de janeiro de 1886

F. J. Elements d’Arithmétique. 5ª Ed. Paris: Alfred Mame & Fils, 1887.

F. J. Elements de Trinogometrie Rectiligne. 4ª Ed. Paris: Alfred Mame & Fils, 1890

F. J. Traité de Trinogometrie, 4ª Ed. Paris: Alfred Mame & Fils, 1900

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactuam, 2010. (Coleção Ciência, Tecnologia e Sociedade).

LÜNSEN, H. B. Compêndio de Geometria Elementar. Tradução: Carlos Jansen. Rio de Janeiro: Laemmert e Cia, 1892

PARÁ. Relatório apresentado ao governador do estado do Pará. Belém: Imprensa Official, 1901

PEREIRA, Timotheo. Curso de Geometria. Rio de Janeiro: B. L Garnier,1890

REIS, Aarão; REIS, Lucano. Curso Elementar de Mathematica - Arithmetica. 2ª Ed. Rio de Janeiro: F. Alves & Cia, 1892

REVISTA ESCOLA. Revista oficial de ensino. Nº 36 – Belém, 1903

SERRASQUEIRO, José Adelino. Tratado Elementar de Arithmetica. Coimbra: Livraria Central de J. Diogo Pires, 1887.

SERRASQUEIRO, José Adelino. Tratado de Algebra Elementar. 4ª Ed. Coimbra: Livraria Moderno, 1890.

SERRET, Joseph Alfred. Traité de trigonométrie. Paris: Gautier-Villars, 1880.

Publicado

2023-07-07

Métricas


Visualizações do artigo: 73     PDF (Español (España)) downloads: 42

Como Citar

Mendes, I. A., & Pereira, M. F. F. (2023). Circulação de ideias matemáticas no arquivo da Escola Normal de Belém entre 1880 e 1910. PARADIGMA, 44(3), 550–575. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p550-575.id1461

Edição

Seção

Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional