A objetivação de formas geométricas em processos de matematização na elaboração de simuladores com GeoGebra

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024006.id1579

Palavras-chave:

Processos de objetivação, Meios semióticos, Matematização, Formas geométricas

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever os processos de objetivação de formas geométricas manifestados em tarefas de Elaboração de Simuladores com GeoGebra por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem. Especificamente, a objetivação desses conhecimentos geométricos foi evidenciada nas tarefas de matematização realizadas para simular o virabrequim de um motor de dois tempos no GeoGebra, no contexto de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Pará. Este estudo teve como base teórica a Teoria da Objetivação, para proporcionar uma perspectiva que permitisse evidenciar que a objetivação do conhecimento geométrico do grupo de estudantes chega ao encontro dos saberes geométricos ao simular um virabrequim de um motor de dois tempos no GeoGebra. Os dados da pesquisa foram obtidos das gravações realizadas nas sessões de trabalho com os estudantes e os professores durante a realização das tarefas, particularmente no momento da matematização. Realizou-se uma análise multissemiótico das informações obtidas das transcrições das gravações. Os resultados concentram-se em como os estudantes utilizam meios semióticos de objetivação para expressar a representação geométrica do virabrequim.

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Biografia do Autor

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará

Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Brasil Mestre em Matemática, Universidade Federal do Pará, Brasil Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil Professor da Universidade Federal do Pará e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Brasil

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Educação em Matemática e Física, Universidade de Zulia, Venezuela Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Brasil

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Educação em Matemática e Física, Universidade de Zulia, Venezuela Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Brasil

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Publicado

2024-11-01

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Como Citar

Brandemberg, J. C., Sánchez, I. C., & Castillo, L. A. (2024). A objetivação de formas geométricas em processos de matematização na elaboração de simuladores com GeoGebra . PARADIGMA, 45(2), e2024006. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024006.id1579

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