O Produto Educacional em Ensino de Matemática: uma análise baseada nos Critérios de Adequação Didática
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024003.id1536Mots-clés :
Produto Educacional, Sequência Didática, Critérios de Adequação Didática, Elementos constituintes do Produto EducacionalRésumé
Em nossa pesquisa, analisamos Produtos Educacionais do tipo Sequência Didática da área de ensino de Matemática advindos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil. Neste artigo, objetiva-se apresentar a análise que realizamos de um destes Produtos Educacionais. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, que consiste na análise de conteúdo para inferirmos critérios que orientaram a prática do mestrando, nos valendo dos Critérios de Adequação Didática (referencial teórico) como categorias prévias. Os resultados mostram que essa Sequência Didática atende satisfatoriamente aos Critérios de Adequação Epistêmica, Interacional, Afetiva e Ecológica e, também, segue as orientações para o desenvolvimento de Produtos Educacionais formuladas pelos professores membros do Grupo de Trabalho (GT) constituído no Seminário de Meio Termo da Área 46 – Ensino, em suas publicações e avaliações da Área, em termos de sua caracterização e dos elementos que o compõem.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
ALVES, C. P. da C.; GUTIERRE, L. dos S. Produtos Educacionais do mestrado profissional em ensino: algumas compreensões. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 5, p. 1-5, 26 out. 2020.
AMARANTE, J. A. de. A matemática dos trajetos urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana usando o google maps. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29953. Acesso em 15 nov. 2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BREDA, A.; FONT, V.; LIMA, V. M. do R.; PEREIRA, M. V. Componentes e indicadores de los criterios de idoneidad didáctica desde la perspectiva del enfoque ontosemiótico. Transformación, Camagüey, v.14, n.2, p. 162-176, maio/ago. 2018. Disponível em: Componentes e indicadores de los criterios de idoneidad didáctica desde la perspectiva del enfoque ontosemiótico (sld.cu). Acesso em: 10 jun. 2023.
BREDA, A., FONT, V.; PINO-FAN, L. Criterios Valorativos y Normativos en La Didáctica de las Matemáticas: el Caso del Constructo Idoneidad Didáctica. Bolema, 32(60), 255-278, 2018.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 46 Ensino. Brasília, DF: CAPES, 2016. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/DOCUMENTO_AREA_ ENSINO_24_MAIO.pdf. Acesso em 12 abr. 2021.
ENTREVISTA com o professor Vicenç Font. Entrevistado: Vicenç Font. Entrevistadora: Viviane Hummes. Canal Enfoque Ontosemiótico. Universitat de Barcelona. Espanha – 2020. 1 vídeo (17m08s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YZ1A0Gx3F1E. Acesso em: 15 nov. 2022.
FONT V.; CALLE E.; BREDA, A. (2023). Uso de Los Criterios de idoneidad Didáctica y la metodología Lesson Study en la formación del profesorado de matemáticas en España y Ecuador. Paradigma, 44(2), 376-397. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p376-397.id1424.
FONT, V., BREDA, A., GIACOMONE, B. y GODINO, J. D. (2018). Análisis de narrativas de futuros profesores con el modelo de conocimientos y competencias didáctico-matemáticas (CCDM). In: L. J. RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L. MUÑIZ-RODRÍGUEZ, A. AGUILAR-GONZÁLEZ, P. ALONSO, F. J. GARCÍA GARCÍA Y A. BRUNO (Org.), Investigación en Educación Matemática XXII (pp.23-38). Gijón: SEIEM, 2018.
FONT V. Slides apresentados por Vicenç Font durante Seminários das sextas-feiras – novembro de 2023 até julho 2024 – na Universitat de Barcelona, no prelo, 2023.
GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. 2013. Ano 8. Número 11. pp 111-132. Costa Rica. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/jdgodino_indicadores_idoneidad.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
GODINO, J. D., BENCOMO, D., FONT, V. e WILHELMI, M. R. Análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de estudio de las matemáticas. Paradigma, XXVII, v. 2, p. 221-252, 2006.
GUTIERRE, L. dos S.; FONT, V. O potencial de uma Sequência Didática no ensino de Matemática: uma análise utilizando os Critérios de Adequação Didática. No prelo, 2024.
MENDONÇA, A. P.; RIZZATTI, I.; RÔÇAS, G.; SARAH, M. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, e211422, 2022.
RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; et all. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020.
UFRN. Resolução Conjunta Nº 002/2022-CONSEPE/CONSAD, de 10 de maio de 2022. Atualiza a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com
Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
UFRN. Disponível em: https://www.ufrn.br/resources/documentos/politicas/politica_de_Inclusao_e_Acessibilidade.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
AMARANTE, J. A. de. A matemática dos trajetos urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana usando o google maps. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29953. Acesso em 15 nov. 2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BREDA, A.; FONT, V.; LIMA, V. M. do R.; PEREIRA, M. V. Componentes e indicadores de los criterios de idoneidad didáctica desde la perspectiva del enfoque ontosemiótico. Transformación, Camagüey, v.14, n.2, p. 162-176, maio/ago. 2018. Disponível em: Componentes e indicadores de los criterios de idoneidad didáctica desde la perspectiva del enfoque ontosemiótico (sld.cu). Acesso em: 10 jun. 2023.
BREDA, A., FONT, V.; PINO-FAN, L. Criterios Valorativos y Normativos en La Didáctica de las Matemáticas: el Caso del Constructo Idoneidad Didáctica. Bolema, 32(60), 255-278, 2018.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 46 Ensino. Brasília, DF: CAPES, 2016. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/DOCUMENTO_AREA_ ENSINO_24_MAIO.pdf. Acesso em 12 abr. 2021.
ENTREVISTA com o professor Vicenç Font. Entrevistado: Vicenç Font. Entrevistadora: Viviane Hummes. Canal Enfoque Ontosemiótico. Universitat de Barcelona. Espanha – 2020. 1 vídeo (17m08s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YZ1A0Gx3F1E. Acesso em: 15 nov. 2022.
FONT V.; CALLE E.; BREDA, A. (2023). Uso de Los Criterios de idoneidad Didáctica y la metodología Lesson Study en la formación del profesorado de matemáticas en España y Ecuador. Paradigma, 44(2), 376-397. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p376-397.id1424.
FONT, V., BREDA, A., GIACOMONE, B. y GODINO, J. D. (2018). Análisis de narrativas de futuros profesores con el modelo de conocimientos y competencias didáctico-matemáticas (CCDM). In: L. J. RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L. MUÑIZ-RODRÍGUEZ, A. AGUILAR-GONZÁLEZ, P. ALONSO, F. J. GARCÍA GARCÍA Y A. BRUNO (Org.), Investigación en Educación Matemática XXII (pp.23-38). Gijón: SEIEM, 2018.
FONT V. Slides apresentados por Vicenç Font durante Seminários das sextas-feiras – novembro de 2023 até julho 2024 – na Universitat de Barcelona, no prelo, 2023.
GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. 2013. Ano 8. Número 11. pp 111-132. Costa Rica. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/jdgodino_indicadores_idoneidad.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
GODINO, J. D., BENCOMO, D., FONT, V. e WILHELMI, M. R. Análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de estudio de las matemáticas. Paradigma, XXVII, v. 2, p. 221-252, 2006.
GUTIERRE, L. dos S.; FONT, V. O potencial de uma Sequência Didática no ensino de Matemática: uma análise utilizando os Critérios de Adequação Didática. No prelo, 2024.
MENDONÇA, A. P.; RIZZATTI, I.; RÔÇAS, G.; SARAH, M. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, e211422, 2022.
RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; et all. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020.
UFRN. Resolução Conjunta Nº 002/2022-CONSEPE/CONSAD, de 10 de maio de 2022. Atualiza a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com
Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
UFRN. Disponível em: https://www.ufrn.br/resources/documentos/politicas/politica_de_Inclusao_e_Acessibilidade.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
Téléchargements
Publiée
2024-07-01
Métricas
Visualizações do artigo: 185 PDF (Português (Brasil)) downloads: 122
Comment citer
Gutierre, L. dos S., & Font, V. (2024). O Produto Educacional em Ensino de Matemática: uma análise baseada nos Critérios de Adequação Didática. PARADIGMA, 45(2), e2024003. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024003.id1536
Numéro
Rubrique
Artículos