Es una revista periódica semestral, arbitrada, producida en el Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP), ubicado en el Departamento Componente Docente, de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay) (accese aqui: http://revistas.upel.digital/index.php/paradigma) que está certificada por el Fondo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, FONACIT. Entre los objetivos que se plantea la revista están: (a) orientar a los cursantes de los diferentes programas de Postgrado en Educación en cuanto al diseño de las investigaciones que deben realizar como requerimiento de grado; (b) contribuir a proyectar las experiencias de los docentes venezolanos y de otros países iberoamericanos en diferentes campos de su quehacer profesional.
La Revista Paradigma publica trabajos en portugués, español e inglés y no cobra tarifas de procesamiento de artículos (APC) ni tarifas de envío. Pero se espera una contribución de veinticinco (25) dólares estadounidenses (en su equivalente en reales brasileños) por cada artículo aceptado para publicación con el fin de asignar, registrar y activar su correspondiente DOI (Digital Object Identifier).
A Revista Paradigma publica trabalhos em língua portuguesa, espanhola e inglesa e não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão. Mas espera-se uma contribuição de vinte e cinco (25) dólares USA (no seu equivalente em reais brasileiros) por cada artigo aceito para publicação ao fim de atribuir, registar e ativar seu correspondente DOI (Digital Object Identifier).
El envío de artículos está abierto únicamente para ediciones temáticas. Para números regulares, los envíos están cerrados temporalmente.
Submissões de artigos aberta apenas para Edições Temáticas. Para números regulares as submissões estão temporariamente encerradas.
Current Issue
Editorial
Artículos
-
Contribuições epistemológicas do livro Théorie Générale des Fonctions (1887) à formação de professores de matemática
Visualizações do artigo: 71 PDF (Português (Brasil)) downloads: 46 -
Sistemas de Creencias de los Estudiantes en la Resolución de Problemas Probabilísticos
Visualizações do artigo: 66 PDF (Español (España)) downloads: 38 -
O Produto Educacional em Ensino de Matemática: uma análise baseada nos Critérios de Adequação Didática
Visualizações do artigo: 141 PDF (Português (Brasil)) downloads: 90 -
Avaliação Formativa e o Pensamento Crítico e Criativo em Matemática: Mapeamento de Pesquisas e Aplicações
Visualizações do artigo: 62 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41 -
Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da Gamifcação: um estudo com futuros professores de Matemática
Visualizações do artigo: 80 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27 -
Consideraciones sobre los componentes de aprendizaje en las actividades de modelación matemática
Visualizações do artigo: 48 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28 -
A Educação Matemática Inclusiva “que acontece”: impressões de docentes em formação inicial acerca de observações realizadas em salas de aula da Educação Básica
Visualizações do artigo: 58 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41 -
Narrativas de professores de matemática que ensinam probabilidade e estatística e seus processos de desenvolvimento profissional
Visualizações do artigo: 45 PDF (Português (Brasil)) downloads: 24 -
El aprendizaje de la matemática a largo plazo: un análisis a la experiencia en el aula
Visualizações do artigo: 29 PDF (Español (España)) downloads: 16 -
A regra de três numa aritmética editada em 1900 pelas professoras do Colégio São José de São Leopoldo/RS para o público feminino
Visualizações do artigo: 25 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (SDI): bases teóricas e metodológicas
Visualizações do artigo: 97 PDF (Português (Brasil)) downloads: 80 -
Movimento Todos Pela Educação e o empresariamento do Novo Ensino Médio no Brasil
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 32 -
Os primórdios da democratização do Colégio Pedro II
Visualizações do artigo: 35 PDF (Português (Brasil)) downloads: 14 -
Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021)
Visualizações do artigo: 72 PDF (Português (Brasil)) downloads: 55 -
Análisis documental del diseño emocional en el aprendizaje, una cartografía conceptual
Visualizações do artigo: 41 PDF (Español (España)) downloads: 25 -
Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Visualizações do artigo: 115 PDF (Português (Brasil)) downloads: 46 -
Os reflexos do ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem durante a Pandemia de COVID-19
Visualizações do artigo: 38 PDF (Português (Brasil)) downloads: 33 -
Procesos de segmentación educativa en la educación superior chilena: Selectividad y elitización de la oferta programática universitaria
Visualizações do artigo: 50 PDF (Español (España)) downloads: 33 -
Evaluación educativa y formación inicial en educación física: contenidos de los currículos de siete países de América Latina
Visualizações do artigo: 47 PDF (Español (España)) downloads: 39 -
Articulando saberes sobre genética no ensino médio: experiência didática em Educação Biológica, no âmbito da educação para a solidariedade
Visualizações do artigo: 37 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27 -
Sobre palmas e mandacarus: narrativas de vida e existencialidades na roça
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 33